• 001 - ThinkingCreated with Sketch.
    O Psicólogo

  • O Consultório


  • Artigos

  • Vídeos


  • Notícias


  • Ócio Criativo


  • Contato



A função das perdas na saúde emocional

Publicado em 11/11/2024

Vivemos numa Sociedade de Consumo na qual as perdas são negadas e o ganho é ressaltado, frequentemente associando as primeiras à ideia da frustração, enquanto o prazer parece estar no ganho constante. O que importa é sempre vencer, e a satisfação se apenas em conquistar.


A partir desta dinâmica, somos constantemente bombardeados por estímulos ao consumo, os quais são promovidos pela Publicidade. A estética do consumo nos faz sentir constantemente insatisfeitos e com sentimento de menos valia, como se nunca fôssemos suficientemente bons ou completos. Assim, a Publicidade se aproveita das nossas inseguranças, prometendo preencher vazios que o consumo provoca, criando um ciclo vicioso problemático: Quanto mais consumimos, maior parece ser o buraco a ser preenchido.


Quando nos desenvolvemos com apego ao prazer imediato, focamos apenas no "agora", não desenvolvendo nosso potencial de busca. É a máxima do Desejo: O que busco, no que busco não encontro e, assim, continuo desejando. Surge então o sujeito desejante, que, contrário a esta lógica, se preenche com a busca por conhecimento e projetos de vida, conquistas que constroem uma base emocional mais sólida. Este indivíduo terá melhores condições de lidar com a tentação do consumo e a necessidade constante de gratificação imediata. Podemos dizer que, estruturalmente, ao longo da vida, podemos desenvolver a capacidade de lidar com buscas de longo prazo e com as perdas inerentes ao cotidiano, criando uma saúde emocional mais robusta e com menores chances de cair nas armadilhas do consumismo.


Quando começa a construção da capacidade de lidar com as perdas?


No entanto, essa construção começa desde cedo e depende da educação familiar. Crianças e adolescentes que aprendem a lidar com as perdas se estruturam emocionalmente de forma mais saudável. A cada dia, vivemos perdas: A perda do dia que passou, as transições de fase no desenvolvimento humano, renúncias inerentes às escolhas que fazemos, entre outras. Todas perdas decorrentes do processo da Existência. Sempre que escolhemos algo, abrimos mão de outra coisa. A vida, em sua essência, é feita de perdas. A Morte, por exemplo, é uma inevitabilidade que nos confronta do início ao fim. Vivemos com a ideia de que um dia enfrentaremos a morte, mas numa Sociedade que valoriza a Vida, fugimos tanto deste conceito que passamos a crer na vida eterna.


Quando, no processo educacional, os pais evitam que os filhos experimentem perdas e constantemente satisfazem seus desejos, eles acabam impedindo o desenvolvimento de uma busca saudável por parte da criança. É justamente através da perda que a criança aprende a buscar, e, por meio da busca pelo conhecimento, faz acontecer meios para suprir as perdas.


Se tudo chega facilmente, sem esforço, a criança não tem motivo para construir suas próprias conquistas. Se, ao longo da vida, a pessoa não aprende a lidar com as perdas, ela poderá desenvolver uma estrutura emocional frágil, sempre associada ao desprazer e ao sofrimento dum vazio interior, levando tal fragilidade emocional a possivelmente se manifestar em diversos transtornos. É interessante notar que crianças que enfrentam dificuldades de saúde nos primeiros anos de vida tendem a desenvolver maior resistência no cotidiano. Isso acontece porque os limites impostos pela saúde nos colocam em situações contínuas de perda, muitas vezes com risco de vida.


Se você é uma pessoa que tem dificuldade em lidar com perdas e se apega excessivamente ao consumismo, é importante buscar práticas e hábitos que permitam aprender a abrir mão de certos desejos e viver com menos. A princípio, você pode sentir ansiedade por estar se abstendo de algo, mas com o tempo poderá experimentar uma sensação de prazer diferente, que vem do fortalecimento da sua estrutura emocional.


Compartilhe:

 




Visualizações: 1232

Contato

Site seguro

https://abarcapsicologo.com.br/ https://abarcapsicologo.com.br/