Em nome do pai

Publicado em 07/07/2016


Qual a Função do Pai na Sociedade? Esta pergunta tem seu motivo para os dias atuais, pois a partir da ascensão da mulher na sociedade e com o crescente número de famílias cuja administração está por conta das mulheres, pensar a função do pai na sociedade pode ser sinônimo de estar  refletindo no vazio. São muitas famílias, que mesmo tendo o pai no seu seio, este não aparece, não atua ou não tem nenhum significado. Se observarmos as queixas dos professores nas escolas teremos motivos de sobra para questionarmos se há pais e se estes ainda estão assumindo alguma função na família.

Não precisamos ter como parâmetro apenas as escolas, mas também a queixa de muitas mulheres, que mesmo tendo em casa seus esposos, constantemente pensam que estão assumindo o papel de mãe e de pai ao mesmo tempo, por causa da grande ausência dos esposos na educação dos filhos.

A função do pai trás em si muitos significados: Lei, proteção, guarda dos filhos. A paternidade para uma criança, por mais distante que esteja o pai, trás a certeza de se estar  protegido. Por isto, que aos pais, cabe um posicionamento de firmeza e clareza nos procedimentos educacionais, do lar e de partilhar com a mãe os cuidados para com o filho.


Em comparação à mãe, cujo maior legado está no registro do vínculo afetivo junto à criança, o pai é referência de rumo, de um norte. Na prática do cotidiano familiar vamos ter uma cena muito comum, onde a mãe, tentando colocar algum limite no filho, automaticamente expressam as seguintes ameaças: “Se você não fizer assim , vou falar para seu pai”;  “Se você não se comportar vou falar para o seu pai”,  dentre outras. Este tipo de posicionamento das mães pode parecer uma fraqueza, mas na verdade reflete a necessária complementação educacional que se dá na parceria do casal – pai e mãe.

O significado do pai para uma adolescente, que o tem por perto como referência, amizade e estimulador, pode assegura que esta filha não queira tão cedo se entregar a um namorado. E, se a adolescente tem um pai ausente, frágil ou carrasco poderá se candidatar a paixões fugazes, pelo primeiro que lhe der a garantia de proteção e colo.



Para os meninos adolescentes se os pais são presença, facilita muito a busca de um projeto pessoal, na determinação para realizar-se como pessoa. Fruto de uma imagem do pai que durante toda vida educativa apresenta-se constante nos seus compromissos, apresenta-se com um código de ética bem definida de como lidar com a vida em sociedade. Se resgatarmos  nossa história pessoal veremos que o pai ainda é referência de disciplina aos horários, ao trabalho, ao compromisso. Mesmo para quem não teve um pai definido na educação, por morte ou ausência do convívio, haverá alguém que tenha cumprido este papel. Um avô, tio, amigo da família, etc.

Pai é tão importante na vida de uma pessoa, que quando o mesmo é alcoólatra trás para os filhos uma sensação inconsciente de insegurança e instabilidade para com a vida. Os filhos de alcoólatras, tendem a se desenvolverem na vida com sentimento de menos valia, com desestrutura no humor e, mesmo que no futuro sejam bem sucedidos, tendem a um sentimento persecutório diante da vida.

A mãe que se separa do esposo e tendo gerado filhos com ele, deverá poupar a imagem  do pai (ex-marido) de críticas e ataques à sua pessoa. É muito comum mães que tiveram relacionamentos traumáticos, atacar o ex-esposos diante dos filhos. Esta atitude soa na mente da criança como uma traição ao pai e gera sentimento de ansiedade e ambivalência. Por isso, preservar o nome do pai é fundamental para que uma mãe separada tenha  a garantia que no futuro seus filhos não retornarão os ataques contra ela mesma. E este comportamento dos filhos vítimas destes ataques das mães aos seus pais, vem na forma de transgressão quando o filho chega à adolescente.

O dia dos pais é comemorado com menos intensidade que o dia das mães. Mas, refletir a função do pai é um bom elemento para não perdermos de vista que pai é fortaleza, referência e proteção. Assim, podemos aproveitar a comemoração do dia dos pais para refletir sobre este importante papel para a solidificação da personalidade de uma pessoa. Por isto, na sociedade contemporânea o nome do pai deverá ter seu status e continuar sendo motivo de orgulho para qualquer cidadão.  




Compartilhe:

 




Visitas: 394

Entre em contato