FÉRIAS NO FUNDO DO MAR UMA BOA OPÇÃO PARA A CRIANÇADA NAS FÉRIAS DE JULHO (2018)

Publicado em 11/07/2018


O projeto “Férias no fundo do mar” coordenado pelo projeto Tamar na cidade de Vitoria-ES é uma excelente opção de lazer para a criançada e seus familiares nestas férias de Julho (2018). Com muita atração artística/cultural, oficinas de artesanato, jogos educativos e brincadeiras dirigidas, as crianças poderão passar um bom tempo se divertindo e ao mesmo tempo forjando consciência. 

Eu tenho um vínculo muito forte com o Projeto Tamar, pois residi no município de São Mateus entre 1997 a 2016 e sempre frequentei a base do Projeto Tamar na Ilha de Guriri. Meus três filhos viveram a infância intrinsecamente ligados ao Projeto Tamar. Todos os finais de semana e feriados que íamos à praia, passávamos no projeto e escolhíamos ficar na praia logo em frente, os meninos queriam dar sempre uma olhadinha nas tartarugas, é como se fôssemos pedir benção às tartarugas para podermos usufruir do mar. O fruto disso é ter meu segundo filho, o Davi Taynã, cursando Biologia Marinha na UNESP de São Vicente – SP. Outro resultado desta longa experiência com a base do Tamar foi a inspiração que tive ao escrever meu primeiro livro infantil “Festa na praia, alegria no mar” que lancei em 2011 em parceria com o Projeto Tamar, o qual cedeu as fotos para serem referencial de imagem para as ilustrações do livro feitas pelo artista plástico Denilson Coelho. 




Pelo Projeto Tamar, aprendi o quanto às crianças conseguem adentrar no processo de consciência ecológica. As tartarugas marinhas são um álibi, um aperitivo. Na verdade o que tem por trás da simbologia de proteção das tartarugas é muito mais profundo, chega na essência de sentimento ecológico. A criança que pode conviver com o espaço que o Projeto Tamar oferece, tem uma grande chance de ser mais um protetor do meio ambiente na vida adulta. Sem dúvida, o projeto “Férias no fundo do mar” é uma oportunidade ímpar para as crianças. Vale a pena articular uma forma de levar os filhos na base do Projeto Tamar em Vitória-ES, que fica na Praça do papa aos fundos. 

Destaco aqui uma das questões que muito me encanta no Projeto Tamar, é que no mundo é um dos poucos projetos de consciência ecológica e proteção ambiental que se tornou autônomo e possui uma estrutura auto sustentável. Mesmo tendo vínculo direto com o Governo Federal, mesmo passando por governos e desgovernos, mesmo tendo mudanças estruturais nos órgãos de vínculo institucional e mesmo a crise econômica ameaçando apoio financeiro de empresas que sempre contribuíram com o projeto, ele continua firme e forte. Outro fator é o quanto os colaboradores  do Projeto Tamar são apaixonados por esta causa e acolhem com muita alegria o público visitante. Observo que a maioria dos colaboradores efetivos fazem do trabalho uma missão. Esta oficina é um reflexo desta sobrevivência. Sobrevivência que se deu quase exclusivamente a seus funcionários que são ideologicamente apaixonados por esta causa. Vale a pena conferir. 





Compartilhe:

 




Visitas: 704

Entre em contato