Papa Francisco e sua nova Carta Encíclica “Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum”

Publicado em 06/09/2015


Papa Francisco por ocasião da Solenidade de Pentecostes, no dia 24 de maio de 2015, lança para o mundo sua nova Carta Encíclica Laudato Si’, onde apresenta-nos reflexões para o cuidado da casa comum. Tendo como referência São Francisco de Assis, inicia a Carta com a oração de São Francisco extraída do Cântico do Irmão Sol: “Louvado seja, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”.

 No item 88 cita texto da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que em 1992 lançou o documento “Igreja e a questão ecológica”, o que nos enche de orgulho por termos sidos referendados pelo Papa em um documento que será lido pelos quatro cantos do planeta terra. De fato a CNBB é uma das conferências Episcopais mais atuantes nas emergências sociais dentre todas as Conferências episcopais da Igreja Católica.

A Carta trás uma formidável linguagem de fácil compreensão e ao mesmo tempo de profunda teologia, onde Papa Francisco passeia com referências aos seus antecessores Pontífices e também cita homens e mulheres que defendem a ecologia que são de outras denominações religiosas. É uma reflexão que vai além das necessidades caquéticas, atinge a todos os cidadãos


Compartilhe:

 




Visitas: 454

Entre em contato