• 001 - ThinkingCreated with Sketch.
    O Psicólogo

  • O Consultório


  • Artigos

  • Vídeos


  • Notícias


  • Ócio Criativo


  • Contato



Natal: Um presente para você; “kit saúde emocional”

Publicado em 20/12/2023

Você celebra o natal comprando presentes para presentear parentes e amigos?


Comece presenteando a você mesmo. Pois aquele que oferece um presente, se antes presentear a si mesmo, terá mais êxito no presente que oferece para alguém.


Mas de qual presente estou falando?


Os objetos materiais passam e logo desejamos outros e mais outros. Porém, um presente que não passa e permanece é a presença afetiva que dedicamos a alguém. Aquele olhar, aquele toque, aquela expressão humana de amor.


Se com estes requisitos, um objeto for oferecido, este objeto jamais será esquecido. Do contrário se for um presente apenas para cumprir uma norma, uma regra natalina, nada fica na lembrança.


Mas como dar o que não se tem?


Por isso que aqui trago um presente para você, um “kit saúde emocional” pra este natal. Assim, poderá a partir de ti chegar ao outro e construir uma rede de saúde emocional pelos vínculos que estabelecer neste natal. Segue o “kit saúde emocional”:


1. Abandone seu celular quando estiver fazendo algo e/ou estando com alguém, em um restaurante ou em uma praça, em qualquer lugar, use-o apenas para comunicações necessárias e terá sua ansiedade reduzida a quase zero.


2. Adentre em sua noite para dormir, se programe para pelo menos oito horas de sono por noite e terá seu dia posterior, cheio de energia para gastar.


3. Encontre crianças e brinque com elas, entre na delas, faça-se criança e terá todo seu estresse corporal dissolvido.


4. Abrace quem está perto de você no dia a dia, e terá laços afetivos estabelecidos.


5. Olhe nos olhos das pessoas que passam por você e diga um bom dia, com palavras ou mesmo com um simples sorriso, e fará a diferença para alguém, pelo menos naquele breve momento.


6. Pare para respirar suavemente por pelo menos um minuto entre cada período de seu dia e terá um antídoto contra a ansiedade.


7. Fuja das notícias desastrosas e/ou das milhares de mentiras, e terá a mente livre para pensar por si mesmo.


8. Comece a ler um livro literário, uma poesia e noticias de fontes idôneas. Assim fortalecerá seu conhecimento e pensará por si mesmo.


9. Ouça uma boa música, que tenha melodia que invada sua alma e/ou uma letra que te faz pensar e viajar para além. Pois a loucura entra pelo ouvido e assim manterá sua integridade emocional.


10. Promova encontros com amigos, familiares, colegas de trabalho, festeje o natal mesmo que não acredite em Papai Noel ou no Menino Jesus. Encontre-se, festeje e deseje a paz, assim cultivará uma rede de apoio para não se encontrar com a solidão.


Feliz Natal!


Compartilhe:

 

Avaliação:



Comentário de Anônimo em 24/12/2023 14:52:35
Conteúdo excelente, já faço algumas dessas práticas e me empenharei para seguir as outras.





Visualizações: 244

Contato

Site seguro

https://abarcapsicologo.com.br/ https://abarcapsicologo.com.br/