• 001 - ThinkingCreated with Sketch.
    O Psicólogo

  • O Consultório


  • Artigos

  • Vídeos


  • Notícias


  • Ócio Criativo


  • Contato



Identificando a ESCOLA que EDUCA crianças de 1 a 11 anos

Publicado em 24/04/2024

Tenho sido muito crítico em relação à instituição escolar. Em função disso, também acabo sendo alvo de críticas daqueles que estão dentro destes equipamentos educacionais por comentar sobre a rigidez curricular e até chegar ao ponto de afirmar que a criança acaba se “emburrecendo” nesse contexto, ficando presa como numa jaula, e que o espaço não condiz com a realidade das crianças ali presentes. Estes fatores atingem um grande quantitativo de escolas, tanto públicas como privadas.


Na condição de especialista em Psicologia Educacional/Escolar, especialidade que nos coloca diretamente na assessoria do conjunto integrante de uma Comunidade Escolar (Professores, alunos, pais, profissionais pedagogos e comunidade em torno), vamos colaborar com esta leitura da construção de uma escola que, de fato, faça a interlocução com todos estes agentes em suas diversificadas funções e papéis. Assim, o Psicólogo Educacional/Escolar é um articulista na construção de uma instituição onde as crianças não se adaptam de cima para baixo, mas sim na qual a organização se adapta às crianças.


No entanto, esta é uma concepção que trava toda a assessoria que podemos estabelecer em tais equipamentos educacionais, seja por questões políticas externas ou pelo foco que se dá na política educacional (como no caso das escolas públicas, seja de âmbito federal, estadual e municipal), assim como pelo viés da lucratividade (como ocorre com as instituições privadas).


Como identificar uma escola que educa para a real evolução da criança 


Porém, podemos, sim, identificar várias escolas, tanto públicas como privadas, que preservam a ideia de uma instituição educacional que se adapte às crianças nas suas mais variadas idades. Vamos então a algumas dicas para que vocês, pais, possam fazer esta avaliação da escola em que seus filhos estudam a partir da pontuação de parâmetros para identificarem se estão no caminho certo:


  1. A escola possui espaço de lazer, com equipamentos para crianças de diferentes idades;
  2. Possui uma biblioteca e as crianças relatam frequentar o espaço com frequência em atividades envolvendo livros;
  3. Possui espaço de atividades esportivas;
  4. Tem salão para reuniões ampliadas ou auditórios;
  5. Desenvolve atividades pedagógicas na forma de projetos;
  6. Aplica atividades para casa conforme as diferentes idades e, depois, em sala de aula, desenvolve correções das atividades feitas com reelaboração das mesmas;
  7. Desenvolve atividades esportivas variadas;
  8. Desenvolve atividades artísticas variadas, tanto em artes plásticas, como em Música e Teatro e Audiovisuais;
  9. Possui conselho de pais com representantes por sala de aula;
  10. Desenvolve eleições de sala para representante de alunos;
  11. Realiza encontros temáticos de formação para pais de forma contínua e sistematizada;
  12. Possui processo de educação inclusiva com departamento de orientação psicológica e psicopedagógica;
  13. Possui sistema de acessibilidade para pessoas com deficiências;
  14. Possui professores auxiliares para alunos com necessidades especiais;
  15. Desenvolve programa anti-bullying;
  16. Possui laboratórios de internet, ciências e línguas e os utiliza de forma sistematizada
  17. Está envolvida com a realidade do bairro e interage com as necessidades do mesmo;
  18. Desenvolve ações educacionais no bairro e de extensão extra escola;
  19. Consegue desenvolver formação sistematizada aos professores e funcionários;
  20. Possui gestão estratégica de pessoas;
  21. Desenvolve aulas contextualizadas e de aprendizado para além dos conteúdos;
  22. Promove projetos nos quais pais se tornam amigos da escola, contribuindo diretamente até na melhoria logística da mesma.


Poderia anotar muitos outros itens aqui, mas duas perguntas que deixo aqui para medir se a escola, de fato, é uma organização que está agregando valor ao seu filho são:


  • Você observa crescimento no processo de curiosidade ao saber, desejo pelo conhecimento e desenvolvimento de potencialidades cognitivas a partir do que a escola está oferecendo?
  • Seu filho anseia chegar a hora de ir para a escola e estudar, fala das coisas que aprende e muitas vezes não quer nem deixar a escola quando terminam as aulas?


Enfim, aqui estão colocados alguns elementos para que você possa avaliar se a escola na qual seus filhos estudam de fato cumpre seu papel educacional conforme seu desejo. Mas este processo de avaliação e de cobrança só tem validade se você também participar ativamente da vida da escola de seus filhos.


Compartilhe:

 




Visualizações: 120

Contato

Site seguro

https://abarcapsicologo.com.br/ https://abarcapsicologo.com.br/