Ser Solidário beneficia o Cérebro

Publicado em 05/10/2015


A Solidariedade colabora com o ser humano na condição altruísta e remete à experiências primitivas de estabelecimento de vínculos afetivos e de amor, sentimentos estes responsáveis pela sobrevivência da espécie humana.

Em recente pesquisa desenvolvida pela Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental da Rede D’OR e Instituto Nacional de Saúde de Betheseda, nos Estados Unidos, descobriram que ações solidárias ativam o Sistema de Recompensa do Cérebro que é o responsável por associar sensações de prazer consideradas importantes como: perpetuação da espécie, sexo, etc. Este sistema cerebral, quando ativado, remete o Ser Humano a buscar algo positivo, causando desta forma, um benefício ao cérebro e consequentemente melhorando a auto estima da pessoa, remetendo-a a ter e sentir prazer em se relacionar e também despertando o sentimento de crença positiva no Ser Humano.

Tenho utilizado em processo de seleção profissional para as Empresas que desenvolvo assessoria, a percepção do aspecto voluntariado dos candidatos, isto porque as pessoas que desenvolvem ações voluntárias possuem uma predisposição maior para atuarem profissionalmente com pró-atividade – isto é, antecipam-se aos problemas em busca de soluções  como também possuem maior facilidade de interação afetiva nas equipes de trabalho.

Processos psicoterapêuticos quando incentivam as pessoas com algumas disfunções emocionais a procurarem desenvolver ações voluntárias, tendem a evoluir mais rapidamente para processos de alta, pois os pacientes descobrem que ajudar faz bem a saúde física e mental.

E graças a estimulação deste Sistema de Recompensa do Cérebro, já citado, que o ser humano sobrevive até hoje. E será pela motivação deste sistema que o ser humano terá garantido sua sobrevivência. Desta forma, a grande vocação da humanidade que é o seu potencial para “encontrar-se”, está cada vez mais sendo reafirmada e justificada pelos estudos da Neurociência. Assim, o individualismo, a solidão, o sucesso pelo poder individual, o consumismo são comportamentos que estão em plena contradição às necessidades do ser humano: que é Ser Solidário.



Compartilhe:

 




Visitas: 321

Entre em contato