• 001 - ThinkingCreated with Sketch.
    O Psicólogo

  • O Consultório


  • Artigos

  • Vídeos


  • Notícias


  • Ócio Criativo


  • Contato


Grupo de estudos ”Psicanálise Contextualizada”

Publicado em 18/10/2023

Desde 2015 a psicóloga Ana Paula Caiado Stel e o psicólogo Gerson Abarca buscam formatar um processo de formação com Psicanálise que contemple a interlocução com as diferentes abordagens da Psicanálise devidamente reconhecidas hoje no cenário brasileiro e mundial e que possa dialogar com as ciências políticas, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Economia e Artes.


Com objetivo de fazer e pensar uma Psicanálise para além do espectro clínica individual e que fizesse relação com o movimento social e a realidade socioeconômica cultural do Brasil e América Latina, o qual foi nomeado de Psicanálise Contextualizada.


No decorrer dos anos a ideia ficou no papel, entretanto, agora encontra-se com a proposta de encontro com outros desejosos em fazer acontecer uma Psicanálise para o social, o que se dá no momento pelo grupo de estudos Psicanálise Contextualizada.

Objetivo


O grupo de estudos Psicanálise Contextualizada pretende ser um espaço de leitura em Psicanálise a partir dos textos de Freud que remetem às demandas da sociedade, da cultura e religião com o intuito de fazer conexão com o que cada membro participante está estudando/ pesquisando/ trabalhando, para se construir a percepção da Psicanálise nas suas mais diversas possibilidades e contexto. Assim, o grupo aberto, a partir de Freud quer dialogar com as psicanálises nas suas mais diferentes escolas e também com outras áreas do conhecimento dentro do espectro das humanidades, da cultura e arte. Assim como produzir e projetar projetos de intervenção da Psicanálise para além da clínica e também a produção de artigos.


Desenvolvimento


Leitura dos textos de Freud em conjunto, presencial e/ou online, uma vez por semana e/ou quinzenal com encontros de 1h30min.


No decorrer da leitura dos textos selecionados haverá espaço para apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos participantes e ou artigos escritos que estejam em consonância ou que dialoguem com os textos lidos em grupo.


Os textos escolhidos para este primeiro momento são os da coleção "Obras incompletas de Sigmund Freud" no livro "Cultura, sociedade, religião - O mal estar na cultura e outros escritos" publicado pela editora Autêntica, 2023.


Preposições


1. Produzir projetos de intervenção social que estejam vinculados a organizações de espaços coletivos e com comunidades periféricas. A partir dos referenciais da Psicanálise emergidos do grupo de estudos e/ou de interlocução com outras produções e pensamentos da Psicanálise.


2. Dar visibilidade a pontos que já são desenvolvidos dentro da perspectiva da Psicanálise para o social.


3. Produção coletiva entre os integrantes do grupo de artigos e textos a partir dos estudos realizados.


4. Produção de eventos que possam dar visibilidade às elaborações teóricas em conexão com a prática que emergir do grupo de estudo. Eventos desde debates, mostra de práticas científicas e ou artística/cultural.


Para participar do grupo de estudo Psicanálise Contextualizada


O grupo teve início no dia 29/09/2023 com a presença dos “membros fundadores”: Gerson Abarca (Psicólogo); Ana Paula Caiado Stel (Psicóloga, prof. Doutora); Gabriel Monteiro (Psicólogo); Tamires Tozo (Publicitária e graduanda em Psicologia) e Marcelo Macaue (Fotógrafo e mestrando em Filosofia e Psicanálise).


O critério para o ingresso de novos participantes será de ter como foco de estudo a Psicanálise, independente da abordagem, e ter o desejo de desenvolver pesquisa e ações dentro de uma perspectiva social, artístico cultural.

  • Da seleção dos integrantes:

A partir da constituição do grupo de estudo com os membros fundadores acima citados, os futuros membros passarão por uma conversa aberta com os membros coordenadores do grupo de estudo.


Coordenação do grupo de estudos: Gerson Abarca e Ana Paula Caiado Stel



Grupo de estudos ”Psicanálise Contextualizada”

Compartilhe:

 

 

Visitas: 369



Contato

Site seguro

https://abarcapsicologo.com.br/ https://abarcapsicologo.com.br/