Orientação psicológica solidária - Resultados

Publicado em 03/04/2020


Orientação psicológica solidária 

Período: 24 à 31/03/2020

Foram atendidas  10 (dez) solicitações, sendo 8 (oito) pessoas do sexo feminino e 2 (duas) pessoas do sexo masculino. 8 (oito) agendamentos foram realizados com eficácia e 2 (dois) houve falha na conexão com a internet no momento do agendamento. 

Os atendimentos eram restritos ao estado do Espírito Santo. Foram envolvidas 8 (oito) cidades nesse processo, são elas seguidas dos respectivos números de casos : São Mateus (1); Cachoeiro de Itapemirim (1); Marataízes (1); Itarana(1); Serra (3); Vila velha (1); Vila Valério (1) e Conceição da Barra (1).

Principais queixas geradas a partir da quarentena por temas apresentados: 
  1. Exclusão social por estar com o vírus;
  2. Exclusão social por questão política gerada;
  3. Separação conjugal;
  4. Logística familiar - conflitos por muita  gente pouco espaço;
  5. Transtorno emocional;
  6. Não  identificado -  fala livre;
  7. Perda de conexão  on-line.
A experiência foi surpreendente pois atingiu um leque amplo de cidades das diferentes regiões do estado. Ao observarmos as queixas vemos que  a  quarentena trouxe 37% da demanda desencadeante de algum sintoma de trastorno emocional mais acentuado; 25% em torno do fator de sentimento de exclusão; 100% dos entrevistados avaliaram muito positiva a ação e terminaram a entrevista de orientação psicológica com alto grau de gratidão. 

Esta minha primeira experiência, que é pouco representativa, mas que gerou uma ação de encontro com pessoas com algum sofrimento emocional, foi de suma importância para minha própria sanidade emocional que também estou cuidando nesse tempo de quarentena, uma ação é esta de oferecer meus talentos e desenvolvimento profissional para sair da minha zona de conforto. 

Agora vou continuar oferecendo essa orientação solidária às mães que estão com crianças/filhos em casa nesta quarentena. 


Orientação psicológica solidária - Resultados

Compartilhe:

 

 

Visitas: 101



Entre em contato